domingo, 2 de agosto de 2015

Morre o Dr. Içami Tiba (Escritor e Psiquiatra)... Notícia triste... Grande perda.





BRASIL — 02.08.2015 - O psiquiatra e escritor Dr. Içami Tiba morreu neste domingo, aos 74 anos, conforme informação da assessoria de imprensa do hospital onde estava internado para tratar um câncer. Segundo nota da assessoria da sua editora, o enterro será amanhã, às 16h.
Filho de imigrantes e um dos educadores mais populares do país, Tiba deixa a esposa, três filhos e dois netos. Além, é claro, de muita saudade e uma lacuna no universo da educação em nosso país.
Formado em psiquiatria na FMUSP, em 1968, Tiba era psicoterapeuta de adolescentes e família. Autor de vários livros, com 4.000.000 de exemplares vendidos, o médico especializou-se em Psiquiatria no Hospital das Clínicas da USP, onde foi professor.
Palestrante, com mais de 3.400 palestras proferidas.
Dentre os livros mais conhecidos está “Quem ama, educa!”, seu 14º título, publicado em 2002, que entrou para a lista dos best-sellers como a obra mais vendida do ano, e continua, até hoje, como long-seller.
Ele também mantinha: colunas em revistas, jornais, sites e um programa de TV, com o tema “Educação Familiar”.
Fundou a Integrare Editora. Foi o primeiro presidente da Federação Brasileira de Psicodrama e membro diretor da Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo.
Em 2004, o Conselho Federal de Psicologia, por meio do IBOPE, pesquisou qual o maior profissional de referência e admiração dentre os colegas. O doutor foi o primeiro nome lembrado dentre os brasileiros, e o terceiro dentre os internacionais, precedido apenas por Sigmund Freud e Gustav Jung.
O Blog da Anna está de luto por essa enorme perda sofrida no mundo acadêmico e, em solidariedade à sua família, amigos e colegas de profissão.

Com pesar,

Anna Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário