terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Algumas pérolas de Antoine de Saint-Exupéry um dos meus autores preferidos...

"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem."

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos."

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

"Se a vida não tem preço, nós comportamo-nos sempre como se alguma coisa ultrapassasse, em valor, a vida humana... Mas o quê?"

"Os homens compram tudo pronto nas lojas... Mas como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos."

"Sacrifício não significa nem amputação nem penitência. (...) Ele é uma oferta de nós próprios ao Ser a que recorremos."

"Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção."

"A grandeza de uma profissão é talvez, antes de tudo, unir os homens: não há senão um verdadeiro luxo e esse é o das relações humanas."

"É o espírito que conduz o mundo e não a inteligência."

"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem; derrotas que matam, outras que despertam."

"Ser homem é ser responsável. É sentir que colabora na construção do mundo."

"Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo."

"Na vida, não existem soluções. Existem forças em marcha: é preciso criá-las e, então, a elas seguem-se as soluções."

"É o mesmo sol que derrete a cera e seca a argila."

"Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz."

"Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."

"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante."

"Se tu choras por ter perdido o sol, as lágrimas te impedirão de ver as estrelas."

"Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento."

"Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar... ambos precisaremos, um do outro"

"Felicidade! É inútil buscá-la em qualquer outro lugar que não seja no calor das relações humanas... Só um bom amigo pode levar-nos pela mão e nos libertar."

"Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa."

"O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca."

"Se tu amas uma flor que se acha uma estrela, é bom, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estarão floridas."

"A autoridade repousa sobre a razão."

"O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quanto o destino."

"Preparar o futuro significa fundamentar o presente."

"A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar..."

"Minha vida é monótona. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente de outros..."

"Quando a gente está triste demais, gosta do pôr do sol..."

"Viva o hoje, pois o ontem já se foi e o amanhã talvez não venha."

"Em cada um de nós há um segredo, uma paisagem interior com planícies invioláveis, vales de silêncio e paraísos secretos."

"Disse a flor para o pequeno príncipe: é preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas."

"Todas as grandes personagens começaram por serem crianças, mas poucas se recordam disso."

"Determinada flor é, em primeiro lugar, uma renúncia a todas as outras flores. E, no entanto, só com esta condição é bela."

"Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando a contempla."

"O mundo inteiro se afasta quando se depara com alguém que sabe para onde está indo."

"As pessoas podem ser dividas em três grupos: Os que fazem as coisas acontecerem; Os que olham as coisas acontecendo; e os que ficam se perguntando o que foi que aconteceu. Nosso caráter é aquilo que fazemos quando achamos que ninguém está olhando. Nunca deixe de ter dúvidas, quando elas param de existir é porque você parou em sua caminhada."

"O essencial é invisível aos olhos. Quem ama vê além da aparência física e é isto que ama: a essência."

"Quando você dá de si mesmo, você recebe mais do que dá."

"São tão contraditórias as flores! Mas eu era jovem demais para saber amar."

"Que planeta engraçado! É todo seco, pontudo e salgado. E os homens não têm imaginação. Repetem o que a gente diz..."

"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem. - Por isso nunca se canse de amar, algum dia você verá os grandes frutos do seu amor que foi sempre cultivado."

"Todo homem traz dentro de si o menino que foi."

"É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

"A linguagem é uma fonte de mal-entendidos."

"Não é a distância que mede o afastamento."

"Quando a gente anda sempre em frente, não pode ir muito longe..."

"E quando estiveres consolado (a gente sempre se consola), tu ficarás contente por me teres conhecido."

"O significado das coisas não está nas coisas em si, mas sim em nossa atitude com relação a elas."

"Vislumbrei um clarão no mistério da sua presença... Quando o mistério é muito impressionante, a gente não ousa desobedecer..."

"Não lhe direi as razões que tens para me amar, pois elas não existem. A razão do amor é o amor."

"Porque não é pela via da linguagem que eu hei de transmitir o que em mim existe. O que existe em mim não há palavra que o diga."

"A perfeição não é alcançada quando já não há mais nada para adicionar, mas quando já não há mais nada que se possa retirar."

"Só podemos medir a nossa força, quando nos deparamos com um obstáculo."

"E eu compreendi que não podia suportar a ideia de nunca mais escutar esse riso. Ele era para mim como uma fonte no deserto..."

"Do primeiro amor gosta-se mais, dos outros gosta-se melhor."

"Tu não compras nem a alegria, nem a saúde, nem o amor verdadeiro."

"Claro que te farei mal. Claro que me farás mal. Claro que podemos, mas essa é a condição da existência. Receber a Primavera significa correr os riscos do Inverno. Se desistir agora será correr o risco do desaparecimento. Amo-te."

"A verdadeira felicidade vem da alegria de atos bem feitos, do sabor de criar coisas renovadas."

"Os contos de fadas são assim. Uma manhã, a agente acorda e diz: "era só um conto de fadas..." E a gente sorri de si mesma. Mas, no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida."

“Então você está confusa com seus sentimentos. Ele apareceu tão de repente na sua vida, com aquele brilho manso no olhar, com aquela meiguice na voz, sem pedir coisa alguma, meio como um Pequeno Príncipe caído de um asteróide. A princípio você nada percebeu de diferente. O susto veio quando você se lembrou das palavras da raposa, explicando ao Pequeno Príncipe o que era ficar cativo: É assim. A princípio você senta lá e eu aqui. Depois a gente vai ficando cada vez mais perto. Os passos de todos os homens me fazem entrar dentro da minha toca. Mas os seus passos me fazem sair…”

"Serás para mim único no mundo e eu serei para ti única no mundo."







Nenhum comentário:

Postar um comentário