segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Por que os GANSOS voam em "V"?

Quando vemos bandos de gansos voando formando um grande “V” no céu, indagamo-nos sobre o que a ciência já descobriu sobre o por quê de voarem dessa forma...

Vamos a algumas descobertas científicas interessantes:

1. Sabe-se que quando cada ave bate as asas, ela cria uma área de sustentação para a ave seguinte. Ao voar em forma de “V”, o grupo inteiro se beneficia com pelo menos 71% a mais de força do que se cada ave voasse isoladamente. Pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe, atingem resultados muito mais eficientes.

2. Quando o ganso líder se cansa, ele vai para a parte de trás do "V", enquanto um outro ganso qualquer assume a ponta. O revezamento de esforços permite avançarmos mais suavemente nas tarefas árduas do dia-a-dia.

3. Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade. Incentivo e estímulo são imprescindíveis, indelevelmente, quando queremos manter ou melhorar o ritmo e a velocidade em nossas empreitadas.

4. Quando um dos gansos adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até que as suas condições melhorem e, só aí então, os três, juntos, reiniciam a jornada, juntando-se à outra formação, até encontrarem o grupo original. Os outros dois gansos só retornam sozinhos se o outro ganso morrer.


Por que me relembrei dos GANSOS?

Porque isso é tudo que nós, "seres racionais", precisamos aprender com esses "seres irracionais", para que o mundo se torne um lugar melhor para se viver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário